sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Encanto nas Palavras - Meu Dragão

... Nos dias que antecediam a sua chegada, eu acordava no meio da noite, o coração disparado. As palmas das mãos suavam frio. Sem saber porque, nas manhãs seguintes, compulsivamente eu começava a comprar flores, limpar a casa, ir ao supermercado e à feira para encher o apartamenteo de rosas e palmas e morangos daqueles bem gordos e cachos de uvas reluzentes e beringelas luzidias (os dragões, descobri depois, adoram contemplar berinjelas) que eu mesmo não conseguia comer. Arrumar em pratos, pelos cantos, com flores e velas e fitas, para que os espaços ficassem mais bonito.

Como uma fome, me dava. Mas uma fome de ver, não de comer. Sentava na sala toda arrumada, tapete escovado, cortinas lavadas, cestas de frutas, vasos de flores - acendia um cigarro e ficava mastigando com os olhos a beleza das coisas limpas, ordenadas, sem conseguir comer nada com a boca, faminto de ver. À medida que a casa ficava mais bonita, eu me tornava cada vez mais feio, mais magro, olheiras fundas, faces encovadas.
Porque não conseguia dormir nem comer, à espera dele. Agora, agora vou ser feliz, pensava o tempo todo numa certeza histérica. Até que aquele cheiro de alecrim, de hortelã, começasse a ficar mais forte, para então, um dia, escorregar feito brisa por baixo da porta e se instalar devagarzinho no corredor de entrada, no sofá da sala, no banheiro, na minha cama. Ele tinha chegado...



Livro: Os dragões não conhecem o Paraíso, de Caio Fernando de Abreu


Hoje sou assim, estou assim, me sinto assim, encantada com meu dragão.
Beijo em todos
Otimo fds.



**Cogu lembrei de vc, nem sei se vc habita mais esse canto, mas em cada palavra lembro de vc.

5 comentários:

  1. Uaaaaaaaaaaaau!

    Metade!!! Eu AMO o Caio Fernando Abreu! AMO!AMO!AMO!

    Que maravilha encontrar um texto dele aqui...

    E olha, também compartilho esse sentimento... Esse e o do post anterior. Tenho estado encantada, abestalhada a contemplar o ser amado e tudo o que ele traz para a minha vida...

    Mas sabe de uma coisa? Isso acabou cultivando medo dentro de mim e nesses últimos dias tenho andado meio arredia, intrspectiva e desconfiada. Aquela velha mania do ser humano de sonhar uma felicidade e esperar ansiosamente por ela, aí,quando ela chega, não sabe muito bem como vivê-la.

    A realidade, quando muito boa, assusta infinitamente mais do que o sonho.

    Aproveite! Viva! Sinta!

    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. "Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos." Fernando Pessoa

    Voltei só pra deixar essa frase pra vc... Se eu a AMEI, imagino que vc também vá gostar muito, afinal, vc é minha "metade"!

    ResponderExcluir
  3. Minha metade, amei a frase, linda, linda e linda.

    Agora engraçado como somos humanas né, ficamos uma vida atras da tal felicidade e quando ela chega e quer se instalar, nós que nos desequilibramos, mas fica calma e respira.
    Vc merece ser feliz e vai ser, tenho certeza.
    Bjos meu amor

    ResponderExcluir
  4. Ai Noh, como é bom vir aqui, sempre brisa fresca, sempre sentimentos bons ... gosto do jeito que você escreve, fácil de ler e de sentir ... esses dragões!!
    beijos da janela

    ResponderExcluir
  5. Só os dragões de extimação pra nos entender nessas horas...

    Eu tenho essa terrível mania de arrumar tudo quando minha vida anda bagunçada e ter fome de tudo quando estou ansiosa, mas ninguém melhor que o Caio pra descrever isso!

    ResponderExcluir