quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sobre Educar Filhos

Eu não bato na minha filha, não que as vezes não me de vontade de dar umas boas palmadas naquela bunda fofa, mas é que acredito que não é com tapas que vou dar a ela a melhor educação do mundo, eu converso sim, tento explicar, mostro as coisas, dou exemplos e ela entende tudo, pode não fazer o que eu quero ou mando, mas entende e tenta assimilar da melhor maneira para ela, afinal tem quase 3 anos. Tem dias que estou sem um pingo de paciência e por ironia, nesses dias as birras e manhas são muito maiores do que de as costume, claro que eu xingo, mas não desconto nela e não descarrego nela meu dia tão cheio, minhas frustações e desencantos, é claro que tem dia que quero sumir dali, esquecer tudo e dormir, mas nesse momento lembro do universo que tenho bem aqui na minha frente e pronto, vamos pro banho, pra mamadeira quentinha e pras historias da noite.

Hoje logo cedo, ao sair da escola da minha filha, escutei aos berros que sou uma mãe liberal demais, e que devido a isso minha Pequena esta gripada (não entendi a assimilação dessa parte), pois não sou rigida o suficiente para enfiar nela uma touca de cabeça a força ou mais blusas, mais calças, meias e afins, escutei aos berros que não sou rigida o suficiente, que sou mole, que me falta pulso para criar melhor minha filha, e de tudo que escutei sabe o que tirei disso? Que graças a Deus eu sou liberal e não sou rigida a ponto de impor algo a alguem, especialmente se esse alguem for minha filha de quase 3 anos e que essa tal rigidez imposta não é comigo mesmo.

Educar uma filha sozinha não é lá tarefa fácil, pra quem olha de fora é tudo um arco iris, mas SOMENTE QUEM CRIA e educa sabe das dores, das concessões, dos NÃOS que temos que dar, das noites passadas as claras, dos medos e inseguranças, e também das alegrias, prazeres e recompesas em tentar sempre dar e lutar pelo melhor junto, sem contar que hoje, melhor, a um ano e meio tenho uma ajuda maravilhosa que é a do Jose, o tal Moçoilo Bunito, que além de me regar de amores e gentilezas, se dobra e desdobra para cuidar, educar e amar minha Pequena.

A vida é um aprendizado diario sim e eu escolho o ir e vir, o bom, a conversa, a educação sem prisão, sem pressão e opressão, a tal da liberdade de opiniões, uma construção saudavel e se eu não sou bem vista ou bem quista por isso, paciência, mas sou muito feliz com as minhas escolhas e com a maneira que decidi VIVER, CRIA E EDUCAR.

Obrigada por perguntar.
Noéle, mãe da Maria Eduarda.

4 comentários:

  1. Noh,

    Eu apanhei tanto e juro que de nada adiantou. Creio de bater não muda as coisas, há momentos que quero achar o botão do desliga nele pra respirar fundo.

    Ele entende quando falo grosso, porque vira pro lado e me ignora, e sabe direitinho quando mando parar de disfarçar que estou falando com ele pelo sorrisinho irônico de família que solta.

    É muito difícil se melhor educar, ser uma pessoa melhor a cada dia pra poder cuidar de alguém, eu e meu marido somos divergentes em alguns aspectos mais se acho importante falo grosso.

    Só absorvo o que as avós falam se desejo, na maioria ligo o botão do blá-blá-blá e ignoro. Desde quando pegar gripe é de "propósito". Logo vc tem seu canto e encontra aquela paz.

    Faz um meladido pra Duda que foi batata com o Ber depois de gastar rios de dinheiro com remédio que não surtiu efeito.

    Descasque a beterraba em rodelas, a coloque num pote de vidro, jogue açúcar mascavo nela. Dali uma hora vai soltar um melzinho, dê 4 ou 5 colheres ao longo do dia. A tosse pára e ela solta a secreção. Natural e não tem contra indicação.

    Eu faço essa melequinha de 2 em 2 dias pra manter fresquinho quando ele gripa.

    Bom feriado pra você.
    Beijinhus
    Nai

    ResponderExcluir
  2. Bah guria linda, siga teu coração e teu amor para educar sua babys...meus pais sempre conversaram comigo, colocaram os prós e contras das situações, me deram limites, me botaram de castigo, explicaram e explicaram zilhões de vezes as regras, oq podia e oq não podia, e bahhh, tomei umas chineladas by chinelo rider (rsrsrs) e confesso que lembro mais das conversas (meu pai antes de me dar as chineladas, "contava" tudo oq eu tinha feito de errado naquele momento, dai "explicava" que o certo era isso e aquilo, e que por ter desobedecido oq era correto, EU, veja bem EU deveria dizer QUANTAS chineladas EU merecia...hauhauhau tem noção? Dai eu sempre falava "6" logo de cara, mas dai se não era o num. q ELe achava próprio, ele perguntava tuuuuudo de novo! huahauhau) Guria, confesso prá ti que as chineladas neeeem doiam, e sim essa conversa! hauhauauha e que bah elas deram mais resultado dq as palmadas - embora eu acho mesmo q tem dias que a vontade de dar uns tapas seja maior que qq outra coisa!rs
    SInceramente, aperte o botão F para essa gente, ou simplesmente seja indiferente! A gritaria sempre vem de fora, dentro tem que ser calmaria...
    Beijos linda, e muuuuuuuuuuita luz, amor, carinho - que sei que tem - e paciência para preparar sua linda para esse mundo! Se ela puxar a vc, suas verdades, seus valores que são tão nítidos aqui, tenha certeza que será uma guria de muita luz!!!
    Beijooos e lindo feriado, divirta-se com a pequena e com o seu amoreco!!!

    ResponderExcluir
  3. Fui lendo seu texto e só consegui pensar na minha mãe.
    Nunca me bateu, me criou à base de conversa, carinhos, histórias, livros, advertências...
    Eu e meus dois irmãos. E hoje vejo a diferença d euma criação assim. Somos todos bem encaminhados e bem cientes do mundo, tomando as escolhas certas.
    Tem coisa melhor?

    ResponderExcluir
  4. ainda tem gente q acredita q educação é na base da palmatória...

    ResponderExcluir